Comissionamento de Sistemas Centrais de Ar-Condicionado

Comissionamento

O comissionamento é o processo que assegura que os sistemas e componentes instalados estejam testados e validados de acordo com as necessidades e requisitos operacionais. As  atividades de comissionamento são aplicáveis a todas as fases do empreendimento, desde o projeto até a construção e a montagem. Consiste na aplicação integrada de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia  para verificar, inspecionar e testar a atuação de cada componente físico do empreendimento, de forma individual e atuação do sistema como um todo.

O comissionamento tem sido muito valorizado dentro das empresas, as engenharias voltaram a valorizar o comissionamento no seu planejamento, nos últimos anos a prática do comissionamento em instalações de AVAC no Brasil se tornou uma atividade quase obrigatória.

Hoje muitos clientes possuem maturidade suficiente para estrategicamente entender os benefícios desta atividade, em contra partida, na sua maioria entendem esta atividade como uma geração de documentos para atender a uma exigência regulamentar.

O comissionamento é uma importante ferramenta de qualidade que se usada corretamente tem um impacto econômico muito positivo, possibilitando encontrar a tempo respostas para problemas no andamento da obra ou correções a tempo de se evitar retrabalhos dispendiosos que afetam o cronograma da instalação uma vez que abrange todas as etapas de implantação.

De forma resumida, a não utilização do processo de comissionamento pode acarretar em atrasos, aumento de custos e não atendimento dos requisitos do cliente final.

 
 
 

Solicite um orçamento

Preencha o formulário abaixo nos contando sua necessidade.


Rolar para o topo