Conheça a Cisterna Encore

Vocês sabiam que a água do ar-condicionado pode ser utilizada para a descarga do banheiro?

Todos nós sabemos da escassez de água em nível global e pensando nisso a empresa Encore lançou um modelo de cisterna desenvolvido para reutilizar a água condensada do ar-condicionado na descarga em banheiros, agora é possível economizar água e dinheiro de uma forma sustentável.

Para se ter uma ideia dessa economia, se todos os 487 hotéis europeus que estão em construção utilizassem a cisterna, poupariam 1,5 milhão de litros de água por ano, o equivalente a 600 piscinas olímpicas. Imagine então se mais pessoas e empresas colocarem essa ideia em prática.

A cisterna Encore contém 18 litros de água, alcançando uma capacidade três vezes maior do que uma cisterna convencional, a água escorre pelo dreno do ar-condicionado para o reservatório de descarga dos toaletes, esse diferencial torna o produto um amigo do meio ambiente, pois fornece água de forma sustentável para drenar os resíduos.

Se por acaso o ar-condicionado não for utilizado por algum tempo, o reservatório é preenchido de forma convencional, da mesma forma caso o banheiro não seja usado, a água vinda do aparelho é excluída pelos escapes tradicionais. Portanto, a Cisterna Encore pode ser instalado em casas, apartamentos, escritórios, ou qualquer lugar que haja banheiros e é claro, ar-condicionado.

O Encore é a primeira cisterna do mundo projetada para cumprir esse propósito, considerando a crise hídrica todas as formas de economizar água são bem vindas, podemos observar aos poucos a mudança de comportamento das pessoas, assustadas com a ideia de ficar sem água um dia.

A inovação infelizmente ainda não chegou no Brasil, porém existem outras ideias simples e que funcionam, muitas empresas  já  estão criando suas próprias formas de economizar água, é o caso da rede de restaurantes Si Señor, em sua loja na zona leste, foi implantado um sistema que possibilita o reaproveitamento da água gerada pelo ar-condicionado, de acordo com a empresa, é possível economizar até 12 mil litros por mês. O local possui cinco aparelhos de ar condicionado, e cada um gera oito litros de água por hora, um total de 400 litros por dia, a água coletada é utilizada para lavar os pisos e regar as plantas do jardim.

A água é um elemento fundamental à vida, por isso deve ser utilizada de forma consciente evitando desperdícios, toda forma de economizar é bem vinda!

 

 

Rolar para o topo