Sempre focados da redução de custos, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia, o ar condicionado notório vilão, tem sido alvo de frequentes estudos e inovações nos últimos anos.
Hoje a inovação tecnológica, permite aparelhos controlados pelo celular, comando de voz e até por um anel para ganhos de eficiência energética. Uma destas novidades são os equipamentos com sensores de movimento. Assim, o AC liga quando o mesmo percebe a presença de alguém e desliga quando ninguém estiver no local.
Além de se evitar que os aparelhos trabalhem em ambientes desocupados, o sensor também controla o fluxo de ar que sai do aparelho, ou seja, quanto maior o movimento de pessoas, maior será a vazão de ar e quanto menor o movimento de pessoas, menor será o fluxo do ar do equipamento, proporcionando mais conforto e consequentemente, redução na conta de luz.
Esta tecnologia é ideal em locais que recebem grande número de pessoas e conta com o entra e sai de clientes, como lojas, restaurantes, hotéis e grandes escritórios.
A LGA esta sempre acompanhando as novidades do mercado para oferecer aos seus clientes as melhores soluções em climatização.
Hoje um equipamento convencional trabalha com controle por termostato, que atua quando o ambiente atinge a temperatura de set point, desligando o compressor, mas mantendo a ventilação.
A vantagem deste equipamento é que o ele vai sempre buscar a temperatura de set point e desliga automaticamente o compressor quando o mesmo não é necessário. A desvantagem é o consumo contínuo da ventilação do evaporador e o pico de corrente no acionamento do compressor que o torna o vilão das contas de energia.
O modelo inverter trabalha com variadores de frequência do compressor e do ventilador do condensador, portanto este modelo de equipamento não se desliga efetivamente, consumindo energia conforme demanda e evitando o pico de corrente do acionamento do compressor, hoje este modelo é o melhor custo e benefício do mercado.
Consulte sempre um profissional, para adequar o melhor equipamento a sua empresa.
Confira alguns modelos existentes no mercado:
A Panasonic possui o Econavi CS-S12NKV-7, aparelho de 12 mil BTUs que custa pouco mais de R$1.800,00 e pode ser adquirido através do site da empresa.
A Hitachi, possui o modelo cassete RCI-FSN3Ek, entretanto este aparelho ainda não está sendo vendido no Brasil.