O ar-condicionado passou a ser item necessário devido aos novos edifícios que são hermeticamente fechados, e até em processos fabris de empresas. No entanto, criou-se um novo problema quanto à falta limpeza e a falta de manutenção qualificada dos sistemas de ar-condicionado.
Esta falta acabou trazendo sérios problemas a saúde humana, como infecções respiratórias, congestão nasal e doenças pulmonares.
Isso ocorre devido à disseminação de vírus e bactérias pelo ambiente.
Em 1992 a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconheceu o termo SED (Síndrome do Edifício Doente) e o define como uma combinação de sintomas diversos e sem origens determinada que afeta os ocupantes de um determinado ambiente fechado.
O monitoramento do ar é indispensável para identificar quais as bactérias e os fungos presentes no ambiente interno, fazendo assim a prevenção de possíveis doenças que esses microrganismos podem causar aos ocupantes.
Realizamos a análise de concentração de aerodispersóides, fungos Interno e externo (biodispersóides), identificação de gêneros fúngicos, dióxido de carbono, temperatura, umidade e velocidade do ar.
Para essa avaliação são coletadas amostras com um equipamento especifico, onde são utilizadas placas de Petri e deixadas para crescimento das colônias.
Todas as placas são contadas, fotografadas e os resultados são apresentados em forma de Tabela.
Esses dados coletados da área interna são comparados com o ambiente externo, onde se verifica a eficiência do sistema de filtragem do ambiente climatizado.
O laudo será fornecido pelo laboratório (independente). Preservando assim a ética e garantindo a isenção do processo
A RE 09 é a resolução que determina o padrão para a referência da Qualidade do Ar de Interior. É complementar a Portaria nº 3.523/98, atuando ambas em conjunto.
A resolução vigente se aplica a todo ambiente que seja climatizado, coletivo e público, que utilize ar-condicionado com capacidade igual ou maior a 5TRs ou 60.000 BTUs.
Além da importância social com a saúde dos seus ocupantes, que por si só já traz vantagens como a diminuição de afastamentos dos colaboradores, também resguarda as empresas de possíveis ações trabalhistas e multas que podem chegar a R$ 200.000,00.